Wednesday, April 11, 2012

Usina de lixo para geração de energia

 

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=39839

 

21. ABCD Maior - SP (11/04/2012)

Mauá recebe quatro consultas de PPP para usina de lixo

Por: Rodrigo Bruder (rodrigo@abcdmaior.com.br)

Ideia do governo é receber estudos de viabilidade até o início do segundo semestre

Após publicar processo para a construção de uma usina de lixo por meio de PPP (Parceria Público-Privada) há pouco mais de um mês, o governo do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), já foi procurado por quatro empresas do segmento ambiental que demonstraram interesse em viabilizar o empreendimento. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Edílson de Paula Oliveira, disse que a ideia do governo é receber estudos de viabilidade das interessadas até o início do segundo semestre deste ano, para o projeto ganhar corpo e ser apresentado ainda nesta gestão.

“Estamos num processo ainda muito preliminar, mas os interesses das quatro empresas demonstram que o mercado está aberto e de olho nesse processo de se transformar lixo em energia limpa”, afirmou o secretário.

Nessa fase preliminar, as empresas retiraram um documento na Prefeitura para formular o estudo via PPP. Até agora, manifestaram interesse a Planova Planejamento e Construções S.A, Foxx Soluções Ambientais Ltda., Lara Central de Tratamento de Resíduos Ltda, e Foz do Brasil (grupo Odebrecht Engenharia Ambiental). As últimas duas interessadas já são concessionárias na cidade: a Lara faz a coleta de resíduos, varrição de ruas e transporte do lixo, e a Foz é responsável pelos serviços de esgoto.

 

 

No comments: