Thursday, January 16, 2014

Estado de MG terá mais uma usina térmica

Estado terá mais uma usina térmica

 

Minas Gerais deverá receber neste ano mais uma usina térmica de produção de gás a partir de resíduos sólidos. O projeto, que será o terceiro a ser implementado na América Latina com esse perfil, será no Norte do Estado. A responsável pelo empreendimento será a Innova Energias Renováveis, mesma empresa que realizou empreendimento idêntico em Boa Esperança, no Sul de Minas, no ano passado.

O objetivo é de aproveitar resíduos sólidos gerados na cidade para transformá-los em gás, que moverá a usina. A ideia é processar cerca de 50 toneladas de lixo urbano por dia, capazes de alcançar uma geração de 8 mil megawatts por ano. O aporte necessário será de, aproximadamente, R$ 20 milhões.

Segundo o sócio-diretor da Innova, Fernando Melo, a ideia é de fazer o projeto em regime de parceria público-privada (PPP). "Estamos em discussão de como será o processo. Porque prefeituras de interior não têm recursos suficientes para arcar com esses custos", afirma.

O nome da cidade ainda não está sendo divulgado por questões estratégicas. Mas o que foi adiantado ao DIÁRIO DO COMÉRCIO é que será em um município do Norte do Estado, com cerca de 100 mil habitantes, e que tem como principal vocação empresarial o comércio.

O fato é que já está fechado com a prefeitura que o projeto será efetivado. O Executivo local está fechando o edital para a abertura do certame para a escolha da empresa parceira. A vencedora irá arcar com os custos para a construção da usina e, em troca, receberá da prefeitura o valor mensal que ela pagaria para tratamento do lixo da cidade.

A mesma empresa já havia realizado um projeto com o mesmo perfil na cidade de Boa Esperança, no Sul de Minas. Ela foi a primeira usina movida a gás vindos de resíduos sólidos a ser construída na América Latina e foi implementada por meio de uma parceria com Furnas Centrais Elétricas S.A, que arcou com os custos.

No primeiro empreendimento, foram aportados R$ 21,5 milhões. A instalação foi ao lado do lote onde são depositados os lixos do município. Por isso, inicialmente, será utilizado o resíduo presente nessa área. Depois, quando ela estiver toda limpa, a empresa utilizará o insumo vindo das moradias, que será entregue na planta pelos caminhões de lixo do município. Futuramente, ela passará a buscar insumos em cidades vizinhas. A planta irá gerar 75 empregos diretos e 140 indiretos.

Outra usina com o mesmo perfil que ficará pronta em breve é no Nordeste do Brasil. Os três empreendimentos são alguns exemplos de negócios que a Innova, inaugurada em 2011, tem prospectado no país. O grupo possui ainda algumas iniciativas na geração de energia solar e eólica. Para Melo, a implantação dos novos projetos poderá gerar um faturamento cerca de 300% maior ao alcançado em 2013.

 

http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=estado_tera_mais_uma_usina_termica&id=128794

No comments: