Monday, October 14, 2013

São José e Taubaté se destacam no ranking de saneamento básico

15. G1 - RJ (14/10/2013)

São José e Taubaté se destacam no ranking de saneamento básico

Cidades estão entre as 5 com maior evolução no tratamento de esgoto.
Levantamento do Instituto Trata Brasil é feito com 100 maiores cidades.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Levantamento do Instituto Trata Brasil sobre saneamento básico nos municípios brasileiros, coloca São José dos Campos e Taubaté entre as cinco cidades que tiveram maior evolução no tratamento de esgoto de 2010 para 2011, dentre os 100 maiores municípios do país. O estudo, divulgado este mês, é baseado nos dados de 2011 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

No ranking das cidades que se destacam no tratamento de esgoto, São José aparece em 4º lugar com evolução de 22,72%. Em 2010, o esgoto tratado na cidade representava 44,82% e no ano seguinte passou para 67,54%. Taubaté aparece em seguida, na 5ª posição e passou de  57,65% para 70,5% no percentual de tratamento. O índice dos dois municípios está acima da da média nacional de coleta, de 48,1%, e de tratamento, de 37,5%.

O estudo foi feito em parceria com a consultoria GO Associados, especializada em saneamento básico, considerando vários indicadores, como os índices de população atendida com água tratada e coleta de esgotos, quantidade de esgotos tratados, perdas de água, investimentos feitos nos serviços, entre outros.

Para o presidente do instituto, Edson Carlos, as duas cidades apresentam evoluções satisfatórias e caminham para a universalização do saneamento básico. "São José evoluiu muito em tratamento e é raro isso acontecer. Provavelmente o aumento foi motivado por alguma estação que entrou em operação. Nesse caso, uma estação pode mudar muito a situação da cidade", afirma.

Carlos, porém, chama atenção quanto as perdas financeiras com água em Taubaté, também apontadas pelo estudo. Mesmo abaixo da média nacional, de 38%, a cidade estagnou e registrou perda de 23,47% (ante 23,16% no ano anterior) do total tratado. "Taubaté não melhorou em nada no tratamento e precisa progredir um pouco mais. As cidades precisam chegar ao patamar ideal que é de 20%", diz o presidente.

Investimentos na região
De acordo com a Sabesp, 24 cidades operadas pela Sabesp no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, incluindo São José dos Campos e Taubaté, terão 100% de coleta e tratamento de esgoto até 2014. 

Em São José, atualmente, os índices de coleta e tratamento de esgoto são de 89% e 93%, respectivamente, de acordo com a Sabesp. Em Taubaté, a coleta chega a 93% e o tratamento atinge 100%. Nas duas cidades a Sabesp realiza investimentos em estações de tratamento, além de  implantação de tubulações e estações de bombeamento.

Ranking Nacional
Os municípios em destaque no raking estão concentrados nos estados de São Paulo, Paraná e Minas. A melhor cidade entre as 100 maiores é Uberlândia (MG), que tem praticamente todos os moradores com acesso a água tratada e coleta de esgoto.

A região Sudeste tem os melhores índices e os maiores problemas estão no Norte e Nordeste. Já o Centro-Oeste está na média nacional. Os dados completos podem ser encontrados no site do instituto.

 

No comments: