Monday, July 1, 2013

Geração solar e à biogás poderão participar do leilão A-3

Geração solar e à biogás poderão participar do leilão A-3

EPE tomou decisão atendendo a pleito de investidores interessados nessas fontes

[27.06.2013] 16h58m / Por Antonio Carlos Sil

O Ministério de Minas e Energia decidiu que aceitará no leilão de energia A-3, previsto para outubro próximo, a inscrição de projetos de geração solar e também de usinas termelétricas movidas a partir de combustão de resíduos urbanos. No caso da modalidade solar poderão participar não só empreendimentos com equipamentos fotovoltaicos como também instalações de tecnologia termossolar que se utiliza de espelhos concentradores.

O anúncio da inserção dessas duas modalidades foi feito hoje pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Taolmasquim, em apresentação sobre bioeletricidade durante o Ethanol Summit, promovido em São Paulo, pela União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica).

Tolmasquim esclareceu que a EPE entende que a abertura de oportunidades para solar e resíduos pode ser ainda um pouco prematura, porém a iniciativa partiu do Ministério de Minas e Energia, em atendimento a pleito dos investidores de ambos os segmentos. A experiência, complementou, será importante de qualquer forma para que seja possível avaliar com mais precisão o nível de interesse e disposição dos investidores em ofertar usinas.

O presidente da EPE explicou que os detalhes quanto aos critérios necessários para habilitação ainda estão em avaliação e vão constar do edital do pregão. No caso específico das usinas solares será requisitada certificação apropriada.

No comments: