Wednesday, July 25, 2012

EFACEC - Megawatt Solar define vencedor


A Eletrosul publicou no Diário Oficial da União do dia 18 de julho o resultado da concorrência internacional para implantação do projeto Megawatt Solar – uma usina fotovoltaica com capacidade instalada de um megawatt-pico (MWp), integrada ao edifício-sede da empresa, em Florianópolis (SC). O proponente vencedor foi o Consórcio Efacec Megawatt Solar, constituído pela portuguesa Efacec e Efacec do Brasil.
A escolha pelo critério menor preço, em regime de empreitada global, resultou no valor proposto homogeneizado de R$ 8.099.637,42, quase 15% inferior ao previsto no edital de aproximadamente R$ 9,5 milhões. Ao todo, oito proponentes participaram do certame.
Com a publicação do resultado, a expectativa da Eletrosul é que o processo licitatório seja concluído até meados de agosto. A partir da assinatura do contrato e das ordens de serviço com o vencedor da concorrência, o prazo para instalação do empreendimento é de oito meses. O Megawatt Solar, com capacidade de um megawatt-pico (MWp), é um projeto inédito no Brasil, considerando o modelo (BIPV – sigla em inglês para Sistema Fotovoltaico Integrado à Edificação), o porte da usina e a forma de comercialização. A usina será conectada à rede elétrica local e a energia comercializada a consumidores livres. Os cerca de 4 mil módulos solares que estarão no telhado do prédio e sobre a cobertura dos estacionamentos, totalizando uma área de aproximadamente dez mil metros quadrados, devem gerar, em média, 1,2 gigawatts-hora (GWh) por ano, o que equivale ao consumo anual de cerca de 570 residências.
Projeto-piloto – Com o objetivo de prospectar resultados para o projeto Megawatt Solar e adquirir experiência e conhecimento, a Eletrosul implantou uma planta-piloto fotovoltaica em um dos estacionamentos frontais do edifício-sede, que entrou em operação em fevereiro de 2009. A produção de energia elétrica – 12 kilowatts-hora – atende parte do consumo do edifício-sede da empresa.


No comments: