Friday, January 27, 2012

Brasil terá novo centro de pesquisas em biogás

O Brasil será sede de um novo centro de pesquisas tecnológicas da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi). O Centro Internacional de Energias Renováveis – com Ênfase em Biogás, para América Latina e Caribe, pretende começar seus estudos ainda este ano.

A futura unidade de pesquisa será instalada dentro do Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Nesta quarta-feira (25/1) foi apresentado o detalhamento técnico do projeto, que será o primeiro do gênero na América Latina, primeiro do mundo com ênfase em biogás e integrará uma rede de sete centros internacionais da Onudi já existentes. Os outros ficam na China (dois), Itália, Turquia, Índia e em Cabo Verde. Cada centro atua no desenvolvimento de setores específicos da produção de energia renovável – como a solar, a hidroeletricidade e o hidrogênio.

No cronograma para criação do núcleo estão previstas a assinatura de uma carta de intenção, até o dia 20 de fevereiro; a aprovação do estatuto da entidade, sem fins lucrativos, até 17 de março; e a formalização da nova instituição, até 21 de abril, com personalidade jurídica própria e registro em cartório.

De acordo com o superintende da Assessoria de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, a criação de um centro com o selo da Onudi será importante para alavancar recursos e organizar as pesquisas desenvolvidas na área de biogás por diferentes institutos, evitando a duplicidade de esforços. Também terá potencial de transformar o Brasil, Foz do Iguaçu e região, em referência mundial no desenvolvimento de pesquisas em biogás.

“Já conseguimos que o biogás seja contemplado como política pública nacional. O novo centro ajudará a organizar o setor, dará credibilidade e colocará o biogás na agenda nacional e internacional”, disse Bley Júnior.

Participaram da cerimônia em Foz o diretor técnico da Onudi, Dmitri Piskounov; diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo, além de representantes de 16 instituições de pesquisa - como Eletrobras, Cepel, Embrapa - e de instituições financeiras, como Antônio Carlos de Andrada Tovar, chefe do Departamento de Fontes Alternativas de Energia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

Na parte da tarde, o grupo foi a campo para conhecer a experiência de produção de biogás na zona rural de Marechal Cândido Rondon, no Condomínio de Agroenergia para a Agricultura Familiar, na Bacia do Rio Ajuricaba. Nesta quinta-feira (26/1), será concluído um documento sobre o projeto para apresentação na conferência mundial Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

 

http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=8879&id_tipo=2&id_secao=17&id_pai=0

 

 

No comments: