Friday, October 7, 2011

Artigo a ser Publicado na Revista TAL - Vale do Paraíba

Revista TAL - Meio Ambiente IDÉIAS SIMPLES PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS Dizem que em Amsterdam tem mais bikes (1 milhão) do que habitantes (750 mil) As cidades do Brasil têm como característica similar o não planejamento no que tange as diversas opções de mobilidade dos seres humanos, tais como: carro, ônibus, moto, metro, trem, bicicleta e outros. A partir dos anos 80 todos os assuntos relacionados a transporte no país foram focados quase que 100% em transporte rodoviário. O assunto “meio ambiente” não tinha lugar algum em discussões sobre o tema nestes tempos. Hoje vemos os resultados de quase 30 anos de crescimento desordenado das cidades, sendo que nos últimos 10 anos houve uma explosão grande de vendas de automóveis e imóveis pela oferta de crédito, acarretando numa piora da qualidade de vida para todos. Mas há uma salvação para uma melhora significativa do transporte das cidades brasileiras, que automaticamente refletirá na qualidade do meio ambiente e no bolso de cada um. Podemos começar com idéias simples que já estão começando a minar em alguns lugares, seja por conscientização ambiental, seja por redução de custos (a maioria das vezes é este último!). Comecemos pelo simples: uma iniciativa criada na Cidade de São Paulo chamada “Carona Brasil”. A idéia é simples, pessoas com o mesmo trajeto diário de locomoção, seja por trabalho ou lazer, podem compartilhar as rotas e combinar a carona desejada. Outra idéia brilhante e simples é uma empresa, na mesma Cidade, que gerencia o compartilhamento de carros para diversos usuários. Mais uma idéia interessante é o que acontece atualmente na Cidade do Rio de Janeiro, onde existe uma empresa que gerencia o aluguel de bicicletas. O diferencial desta idéia é que você pode pegar sua bike em um ponto e devolver em outro, sem custos adicionais, desde que seja no ponto especificado pelo projeto. Quem conhece a Cidade de Paris, por exemplo, tem a impressão de que foi planejada para receber o volume de tráfego de bicicleta que tem atualmente, mas na verdade, a cidade foi adaptada com medidas simples para viabilizar esta alternativa. Faixas de bike foram criadas nas ruas no mesmo local em que passa os carros. Nas faixas exclusivas de ônibus é permitida o trafego de bicicleta, e por incrível que pareça esta convivência lá é muito pacifica. Enfim, pode ser uma questão cultural ou financeira, mas precisamos por em prática estas opções em cidades grandes ou pequenas. Até porque as cidades pequenas um dia poderão vir a virar grandes, e se tiverem pensado neste tema hoje será mais fácil o futuro! ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Tiago Nascimento Silva é Gerente da Biogás Energia S.A., engenheiro, oceanógrafo e pesquisador.

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