Monday, January 10, 2011

Kassab alerta sobre novas regras para geração de lixo em SP

SÃO PAULO — O prefeito Gilberto Kassab fez uma visita inesperada, nesta sexta-feira (7), a algumas empresas e condomínios do centro. Ele foi explicar pessoalmente que a partir de hoje, todos os estabelcimentos e prédios considerados grandes geradores de lixo estão sugeitos a multas — e até fechamento — se não estiverem cadastrados no Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) e não tiverem contratado empresas particulares de coleta para recolher os resíduos que geram.

Kassab falou sobre a importância dessa coleta de lixo para o combate a enchentes na cidade e entregou folhetos com explicações sobre o decreto 51907/10, que criou novas normas para os grandes geradores e deu prazo de 60 dias para que eles se cadastrem e, assim, evitem punições. Esse prazo terminou ontem. O prefeito explicou como a Prefeitura passará a agir diante do descumprimento da legislação.

"A estratégia é que tenhamos visitas permanentes como a de hoje. Quarta-feira (12) nós voltaremos aos lugares que não estavam preparados e cadastrados. Se a situação deles não for alterada, eles serão punidos", alertou o prefeito.

Kassab esteve em estabelecimentos localizados na Rua da Quitanda, no Centro, na companhia do secretário municipal de Serviços, Dráusio Barreto, e do subprefeito da Sé, Nevoral Alves Bucheroni. Na vistoria, o chefe do Executivo Municipal explicou aos proprietários e gerentes de lanchonetes e restaurantes sobre a lei de 2002 que criou a exigência da coleta própria, e sobre o decreto de novembro que estabeleceu punições mais severas para os infratores.

"A Prefeitura poderia ter punido alguns estabelecimentos hoje, mas o objetivo não é punir nem arrecadar por meio de multas. O objetivo é fazer com que as pessoas se cadastrem e melhorem a cidade de São Paulo. Essa medida contribuirá muito no combate às enchentes no Município", apontou o prefeito.

Muitos comércios e condomínios não respeitam a lei e depositam o lixo gerado na calçada, causando inúmeros problemas: além da grande quantidade, que dificulta a passagem de pedestres e prejudica a acessibilidade, os sacos costumam ser rasgados por pessoas que buscam materiais recicláveis. O que não é aproveitado pelos catadores fica espalhado pela rua e pode terminar nos bueiros. Esta situação pode, inclusive, provocar pontos de alagamento na cidade durante o período de chuva

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=9&id_noticia=357324

No comments: