Sunday, July 6, 2008

Aterro em Caxias terá exploração de biogás

Foi assinado nesta quinta-feira (5) um contrato para a operação por 15 anos do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e a exploração do biogás, conforme as normas de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kioto.

O contrato, ganho pelo consórcio Novo Gramacho, foi assinado pelos prefeitos de Duque de Caxias, Washington Reis, e do Rio de Janeiro, César Maia, e o presidente da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), Paulo Carvalho Filho.

Contra aquecimento global
A exploração do biogás no aterro deve reduzir a emissão dos gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global do planeta. O contrato estabelece que o consórcio Novo Gramacho repasse 36% do valor obtido com os créditos de carbono, divididos igualmente, entre as prefeituras de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro.

Serão de responsabilidade do consórcio Novo Gramacho o monitoramento ambiental e geotécnico, a execução do projeto de encerramento do aterro e sua transformação em área para o uso público.

Catadores vão se beneficiar
Os catadores que atuam no local também deverão ser beneficiados com o Fundo de Participação dos Catadores do Aterro de Gramacho। O Novo Gramacho irá fazer contribuição anual no valor de R$ 1,2 milhão a serem investidos em projetos de inclusão social dos catadores.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL64666-5606,00.html

No comments: