Monday, October 1, 2012

Mais créditos entrarão no mercado de carbono já saturado


A European Energy Exchange (EEX), em nome da Alemanha, e a ICE Futures Europe (ICE), da parte da Inglaterra, anunciaram na sexta-feira (28)seus calendários para o leilão de permissões de emissão da União Europeia (EUAs). 
Os dois países optaram por não fazer parte da plataforma centralizada do esquema de comércio de emissões do bloco (EU ETS, em inglês) e realizarão seus leilões de forma independente porém coordenada com o sistema, que envolve outros 24 membros da UE.
A EEX leiloará um total de 23,5 milhões de EUAs, divididas em sessões semanais nas sextas-feiras pela manhã, a partir de 12 de outubro. A bolsa também realizará duas sessões específicas para o setor de aviação. Como representante da plataforma comum, a EEX leiloará também EUAs dos outros países membros do bloco nas terças e quintas a partir do final de outubro.
A ICE pretende conduzir dois leilões em 21 de novembro e cinco de dezembro, além de outros dois para o setor de aviação (26 de novembro e 10 de dezembro). Os volumes não foram revelados, mas o governo britânico pode leiloar até 12 milhões de EUAs da terceira fase até o final do ano.
Os países membros da UE decidiram em 2011 que 120 milhões de EUAs referentes à terceira fase do EU ETS seriam leiloadas até o final de 2012 para que as companhias de energia cobertas pelo esquema pudessem se preparar para a fase que abrange o período 2013-2020, já que a venda de energia é realizada antecipadamente.
A partir de 2013, a cota de permissões de emissão distribuída gratuitamente às empresas do setor de energia cairá consideravelmente, com grande parte tendo que ser adquirida nos leilões.
As estimativas do excesso de EUAs no mercado europeu de carbono superam a marca de um bilhão.



No comments: