A Elejor - Centrais Elétricas do Rio Jordão, geradora paranaense de energia hidrelétrica, realizou um leilão em 20 de setembro para a venda de 229.464 créditos de carbono. Este foi o terceiro leilão organizado pela empresa para a venda dos créditos, desta vez sem um preço mínimo.
A vencedora do leilão foi o grupo internacional Mercuria Energy Trading S.A, que atua nos mercados mundiais de energia, pagando € 1,7 ( R$ 4,4) por tonelada de dióxido de carbono equivalente na forma de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs).
As RCEs, aprovadas sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo com a 'Metodologia consolidada para geração de eletricidade conectada à rede por fontes renováveis', são provenientes do Complexo Energético Fundão Santa Clara, incluindo duas usinas com potência de 120 MW cada e duas Pequenas Centrais Hidroelétricas que somam 6,1 MW. Os créditos são referentes ao período de maio de 2008 a abril de 2009.
"Uma vez que os mercados estão muito instáveis e os preços muitos baixos, preferimos deixar os preços em aberto. Quem oferecer o maior preço leva", disse o diretor financeiro, Christian Crivellaro, à Reuters em agosto ao lançar o leilão.
http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias/noticia=731942
No comments:
Post a Comment