Da Agência Ambiente Energia – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) firmou, na última semana, convênio com duas agências de fomento internacional para viabilizar estudos de conexão daenergia solar fotovoltaica ao sistema isolado de Fernando de Noronha. A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) fornecerão apoio técnico ao projeto de implantação dos primeiros painéis de energia solar no arquipélago.
No total serão investidos cerca de R$ 5 milhões no projeto de energia renovável. A concessionária instalará placas solares na Ilha de Fernando de Noronha, por meio de parceria com o Comando da Aeronáutica. Os painéis fotovoltaicos serão instalados em uma área militar de aproximadamente seis mil metros quadrados. A ação faz parte do programa de eficiência energética da Celpe.
O sistema terá capacidade de gerar 400 kWp (kilowatt-pico), com expectativa de geração anual de 600 MWh, o que significa cerca de 6% do consumo da ilha. O processo será acompanhado de perto por especialistas durante um ano. O objetivo é monitorar todo o sistema nos primeiros 12 meses para identificar possíveis falhas ou pontos em que podem ser aprimorados.
No comments:
Post a Comment