Thursday, September 13, 2012

MDL distribui US$ 3 milhões em empréstimos visando melhorar sua abrangência


Um esquema de empréstimos recém-lançado pelas Nações Unidas com o objetivo de incentivar projetos sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) aprovou US$ 3 milhões para 23 iniciativas.
O esquema de empréstimos é gestionado pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, em inglês), pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS) e pelo Risoe Centre do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Empréstimos sem juros são ofertados para propostas sob o MDL em países menos desenvolvidos, assim como outros que tenham menos de dez projetos registrados.
“Estamos contentes de ver a oportunidade que o esquema de empréstimos do MDL está criando. Na sua maioria são ideias de projetos de pequena escala e inovadoras, que beneficiam comunidades tradicionais”, comentou Jan Mattsson, diretor executivo do UNOPS.
O próximo passo é repassar os empréstimos às entidades selecionadas e monitorar o progresso das iniciativas.
Os projetos selecionados são bem diversos, desde eficiência energética em nível residencial (como em fornos eficientes) até metano evitado no setor de transportes. Grande parte, 17 das 23 propostas, vem de países africanos. As demais são provenientes da Ásia (03), Oriente Médio (02) e América Latina (01).
Treze empréstimos são direcionados para Programas de Atividades, sete são projetos de pequena escala e três de grande escala.
Já estão sendo aceitas propostas para a segunda rodada do esquema de empréstimos, com prazo para 30 de setembro.

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias/noticia=731790

No comments: