Sunday, June 25, 2017

IEE/USP e RCGI - Palestra Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental no Setor de Energia - 05 julho 2017

 

 

 

 

Tiago Nascimento Silva

 

O Grupo de Pesquisa em Bioenergia - GBIO/IEE/USP em conjunto com o Research Centre for Gas Innovation - RCGI/USP convidam para a Palestra

 

 

SUSTENTABILIDADE SOCIOECONÔMICA E AMBIENTAL NO SETOR DE ENERGIA

 

Palestrante: Dra. Rocio Dias Chavez, Imperial College, Reino Unido

 

 

05 julho 2017

14h00 às 17h00

auditório do IEE/USP - Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, Cidade Universitária, São Paulo

a palestra será proferida em inglês sem tradução

inscrições exclusivamente em https://goo.gl/0rDuXg

 

As diversas áreas de conhecimento relacionadas ao setor de energia são interligadas de forma significativa, em particular neste século, considerando os desafios das mudanças climáticas e da necessidade da redução das emissões de carbono no mundo. Neste contexto, a palestra discutirá aspectos de Sustentabilidade no setor de energia.

 

A Profa. Rocio Dias Chavez atua na área de avaliação de sustentabilidade (economia, ambiental, social e político/institucional) com foco em energias renováveis, em particular projetos de bioenergia na América Latina, África, Ásia e Europa, incluindo impactos das mudanças climáticas. Possui vasta experiência profissional e acadêmica em ferramentas de avaliação de sustentabilidade e gestão ambiental (EIA, SEA, SIA). A partir de seu conhecimento, a pesquisadora abordará na palestra questões referentes ao desenvolvimento sustentável e avaliação de sustentabilidade da bioenergia, indicadores de gestão ambiental, estudos de caso de plantas de biogás e exemplos de projetos na União Européia, além de desafios atuais da biomassa/bioenergia.

 

Este evento é coordenado pela Profa. Dra. Suani Teixeira Coelho, Coordenadora do GBIO/IEE/USP e tem como público alvo estudantes e pesquisadores das áreas de Energia, Bioenergia, Engenharia e Economia, além de outras áreas afins.

 

 

Tuesday, June 6, 2017

INPE aprimora dados para melhor uso da energia solar no Brasil

INPE aprimora dados para melhor uso da energia solar no Brasil

Segunda-feira, 05 de Junho de 2017



O Brasil possui um enorme potencial ainda pouco explorado em energia solar, indica o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que se prepara para lançar a segunda edição - revista e ampliada - do Atlas Brasileiro de Energia Solar.

A expansão da energia solar no país e a entrada de novas tecnologias motivaram a atualização do Atlas, um trabalho pioneiro lançado em 2006, que ajudou a alavancar a geração de energia elétrica a partir desta fonte renovável.

O primeiro atlas ainda é a referência nacional na área da energia solar. O cadastramento e a habilitação dos novos empreendimentos de geração de energia elétrica a partir da fonte solar fotovoltaica, realizados pelo Ministério das Minas e Energia, empregaram os dados do atlas pioneiro como referência nos últimos leilões de energia de reserva.

“O trabalho realizado nos últimos 11 anos em nosso Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN) permitiu aumentar a confiabilidade dos dados e, assim, minimizar os riscos de novos empreendimentos solares, como também ampliar a base de dados de satélites utilizada por nosso modelo de transferência radiativa”, diz Enio Pereira, pesquisador do INPE e o coordenador dos estudos.

A nova edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar traz vários avanços nas parametrizações do modelo de transferência radiativa Brasil-SR e, também, análises sobre a variabilidade espacial e temporal do recurso solar. Para isso, foram utilizados dados de satélites obtidos durante 17 anos.

Outra novidade do Atlas é a apresentação de cenários de emprego de várias tecnologias solares. Com lançamento previsto para ainda este mês, o trabalho estará disponível na internet, no site do INPE.

Para realizar o Atlas, o INPE contou com a participação de pesquisadores de várias instituições no Brasil, como Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).