Tuesday, January 31, 2012

RENEWABLE ENERGY DEALS HIT RECORD LEVEL IN 2011, B...

Luiza's Blog: RENEWABLE ENERGY DEALS HIT RECORD LEVEL IN 2011, B...: A new report from PriceWaterHouse Coopers (PwC) says the value of global renewable energy mergers and acquisitions jumped 40 percent from $...

WIND FORUM BRAZIL 2012

Luiza's Blog: WIND FORUM BRAZIL 2012: The Wind Forum Brazil is already in its 4th edition and is considered as the largest wind energy forum in Brazil. After the great success...

Friday, January 27, 2012

Bahia emite licença ambiental para usina solar de 5MW

A Bahia emitiu uma licença ambiental para a instalação de uma usina solar fotovoltaica de 5MW em Xique-Xique, no semi-árido. O projeto, de 5MW, pertence ao grupo italiano Enel Green Power, que já investe em energia eólica no Estado, onde está implantando cinco parques que somam 146,4MW em potência.

Segundo o governo, o empreendimento agora aguarda a realização de um leilão de energia solar para sair do papel. “O governo da Bahia atua junto à esfera federal para que esta fonte possa ser introduzida na matriz elétrica brasileira. O projeto de Xique-Xique junta-se à usina do Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), que está em construção e será o primeiro estádio solar do país”, diz James Correia, secretário da Indústria, Comércio e Mineração (SICM).

A pasta afirma que outras empresas de energia solar prospectam na Bahia e apontam para mais de 1 GW de projetos em análise no Estado. O governo também garante indústrias e empresas especializadas em equipamentos solar estão em processo de implantação na região. Dentre elas, destacam-se o grupo Viv (Portugal), Agnys (Brasil), Gehrlicher Ecoluz (Alemanha-Brasil) e Donauer (Alemanha).

“O potencial solar baiano é um dos maiores do Brasil e, assim como a energia eólica, podem trazer importantes ganhos para o estado devido às regiões de maior incidência solar se encontrar em zonas que precisam de investimentos e oportunidades”, explica Rafael Valverde, Secretário Executivo da Câmara de Energia da SIC

 

http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=8886

 

 

Brasil terá novo centro de pesquisas em biogás

O Brasil será sede de um novo centro de pesquisas tecnológicas da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi). O Centro Internacional de Energias Renováveis – com Ênfase em Biogás, para América Latina e Caribe, pretende começar seus estudos ainda este ano.

A futura unidade de pesquisa será instalada dentro do Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Nesta quarta-feira (25/1) foi apresentado o detalhamento técnico do projeto, que será o primeiro do gênero na América Latina, primeiro do mundo com ênfase em biogás e integrará uma rede de sete centros internacionais da Onudi já existentes. Os outros ficam na China (dois), Itália, Turquia, Índia e em Cabo Verde. Cada centro atua no desenvolvimento de setores específicos da produção de energia renovável – como a solar, a hidroeletricidade e o hidrogênio.

No cronograma para criação do núcleo estão previstas a assinatura de uma carta de intenção, até o dia 20 de fevereiro; a aprovação do estatuto da entidade, sem fins lucrativos, até 17 de março; e a formalização da nova instituição, até 21 de abril, com personalidade jurídica própria e registro em cartório.

De acordo com o superintende da Assessoria de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, a criação de um centro com o selo da Onudi será importante para alavancar recursos e organizar as pesquisas desenvolvidas na área de biogás por diferentes institutos, evitando a duplicidade de esforços. Também terá potencial de transformar o Brasil, Foz do Iguaçu e região, em referência mundial no desenvolvimento de pesquisas em biogás.

“Já conseguimos que o biogás seja contemplado como política pública nacional. O novo centro ajudará a organizar o setor, dará credibilidade e colocará o biogás na agenda nacional e internacional”, disse Bley Júnior.

Participaram da cerimônia em Foz o diretor técnico da Onudi, Dmitri Piskounov; diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo, além de representantes de 16 instituições de pesquisa - como Eletrobras, Cepel, Embrapa - e de instituições financeiras, como Antônio Carlos de Andrada Tovar, chefe do Departamento de Fontes Alternativas de Energia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

Na parte da tarde, o grupo foi a campo para conhecer a experiência de produção de biogás na zona rural de Marechal Cândido Rondon, no Condomínio de Agroenergia para a Agricultura Familiar, na Bacia do Rio Ajuricaba. Nesta quinta-feira (26/1), será concluído um documento sobre o projeto para apresentação na conferência mundial Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

 

http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=8879&id_tipo=2&id_secao=17&id_pai=0

 

 

Ausência Temporária

Desculpe pela ausência temporária, vou reativar o uso do Blog!

 

Abraços a todos!

 

Tiago Nascimento Silva